RESERVAS
EN

Vivências

Se busca experiências inesquecíveis, Alter do Chão é o destino certo. Durante todo o ano, é possível desfrutar roteiros ecológicos e de turismo de aventura, atividades recreativas e de pesca artesanal e imersão em comunidades ribeirinhas.

Uma das grandes vantagens de nossa região é que ela pode ser visitada em qualquer época do ano. Basicamente, há uma única estação na Amazônia, o verão, sendo um período com chuva e outro sem chuva. Apesar de cada um ter características diferentes, não existe nada que impeça ou atrapalhe sua viagem.

O período de maior umidade na Amazônia vai de dezembro a junho, sendo que de março até meados de maio é quando as temperaturas ficam mais altas e as chuvas podem ser mais intensas. Apesar disso, não significa que chova a todo momento. Ou seja, você irá conseguir aproveitar sua viagem tranquilamente, inclusive com benefícios extras:

  • temperaturas amenas entre 25º e 30º C

  • destino mais tranquilo com a presença de menos turistas

Inclusive, é um período em que novas atividades surgem, como os passeios em pequenas canoas pelas florestas submersas. Também é o momento em que os animais se mostram mais ativos e alegres. Por isso, a chance de você observá-los se torna ainda maior.

Em fevereiro, o rio começa a encher e vai até o final de junho, quando se formam os igapós, trechos de terras alagados. Essa é uma ótima oportunidade de passeio pelo Canal do Jari, um braço estreito do rio Amazonas. Muitos dos igarapés e igapós são cobertos por vitórias-régias gigantes que bem poderiam acolher um ser humano adulto.

As praias ficam mais restritas às margens do rio, mas mesmo assim é possível de aproveitá-las.

Já a temporada de estiagem, de julho a janeiro, é mais famosa por descortinar os bancos de areia branquinhas no leito do rio.

Não importa a época que você escolher, com certeza terá uma boa surpresa, ainda mais na Vila de Alter!

Criamos um calendário ilustrado com super-dicas para te ajudar a planejar sua viagem, porque Alter do Chão é linda o ano inteiro!

Acesse o calendário aqui

Protocolo COVID-19